Todas as semanas, às quintas-feiras, às 18h30, um grupo de pessoas se reúne para ler poesia brasileira e participar de jogos criativos para escrever e falar poesia. Em cada oficina um poeta é lido e a partir dessa leitura os jogos - dinâmicas - são propostos e neles a poesia flora. O resultado tem sido surpreendente. Por isso mesmo uma publicação já está a caminho, já em edição. E outra já está no projeto para o fim desse ano.
Dessa forma, desde abril de 2012 acontece o FORA DE ÁREA. A idéia surgiu da necessidade de divulgar a biblioteca da unidade Tijuca do Sesc, para isso era preciso que a biblioteca literalmente saísse do seu lugar. Fosse onde o público está. Assim surgiu o FORA DE ÁREA.
Além das oficinas, o FORA DE ÁREA faz também um evento bimensal para apresentar o que foi produzido nas oficinas, além de convidar poetas e artistas que de alguma forma possuem ligações com o conceito do projeto - temática, poesia, artes integradas. O evento é simplesmente uma festa, um caldeirão com muita arte e poesia! é o INTERFERÊNCIA do FORA DE ÁREA. O próximo já está marcado é será no terceiro sábado de maio - dia 18!
Participe! É de graça. Não tem pré-inscrições. É só chegar! Não precisa ter assistido as oficinas anteriores, cada uma é um projeto - na próxima semana será MURILO MENDES, o poeta modernista, amigo de Oswald e Mário de Andrade, Raul Bopp e Jorge de Lima! Que fechará o módulo modernista desse ano. Depois virão a poesia feminina brasileira, e ainda após o módulo versão brasileira (com traduções feitas por poetas brasileiros), e assim por diante. Vai perder?
A iniciativa acontece no Sesc Tijuca e conta com o apoio da rede Norte Comum e do grupo Farani53 Poesia+Performance. As oficinas são orientadas por Bruno Borja e Lucia Helena Ramos. A produção executiva fica ao cargo do Estudio PV com Alice Souto, Lucas Lisboa e Angelica Pinheiro. A realização Sesc Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário