quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Homem que Amava Caixas

Era uma vez um homem
O homem tinha um filho
O filho amava o homem
e o homem amava caixas.

Caixas grandes
caixas redondas
caixas pequenas
caixas altas
todos os tipos de caixas!

O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava;
então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.
Ele era perito em fazer castelos
e seus aviões sempre voavam...
a não ser, claro, que chovesse.

As caixas apareciam de repente, quando os amigos chegavam, e, nessas caixas, eles brincavam...
e brincavam...
e brincavam.

A maioria das pessoas achava que o homem era muito estranho.
Os velhos apontavam para ele.
As velhas olhavam zangadas para ele.
Seus vizinhos riam dele pelas costas.

Mas nada disso preocupava o homem,
porque ele sabia que tinham encontrado uma maneira especial de compartilharem...
o amor de um pelo outro.

[livro de Stephen Michael King, da Brinquebook]

Meninos e Meninas, eu li:

SMK é desse autores que a gente pode ler toda a obra sem receio de errar. Um ilustrador delicado e autor atento. Seus textos e desenhos são pura poesia. Esse é um poema. Para adultos e crianças de todas as idades, fala da qualidade das relações, hoje no pouco tempo que nos sobra entre tantos brinquedos digitais, inclusive esse onde nos conectamos. Há conexão mas afeto é raro. No livro o afeto se dá na ação, no fazer junto. Não esta em palavras, não há dialogo formal entre os personagens. Mas dialogam através de caixas... daquele objeto que seria o que encaixota, que esconde, que protege, que embala, que envia, que guarda... crianças gostam de caixas, fato. Como Calvin que prefere as caixas ao conteúdo que guardam. Gente grande que guarda a criança também gostam de caixas.. conheço várias. Talvez porque contém todas as possibilidades - podem ser uma casa, um carrinho, um berço, um transmutador celular... Caixas são lúdicas. São brinquedos em essência - não prontos, mas a serem criados, realizados, construídos. e podem ser tudo, tudo que a imaginação quiser. O dia que a industria de brinquedos perceber isso e os adultos também, talvez seja a falência da primeira e o dialogo geral do segundo.  [por Lux]

12 comentários:

Unknown disse...

Estava procurando essa história e achei vcs...que bom tê-los encontrado!!!!Irei add aos meus links favoritos para visitar sempre as novidades!!!

beijocas

Anônimo disse...

muito boa essa história, a minha preferida na infância, o único problema é que o nome do livro é "O Homem Que Amava Caixas"...

contoaconto disse...

Obrigado, ja consertamos! =)

lendo com lupa disse...

Em 2010 trabalhei com esse livro numa turma de 2 anos. Foi o máximo!!!

Rose disse...

Adorei pois estou trabalhando com paradidádico desse livro,vc me ajudou muito obrigada!!!

Unknown disse...

Nossa esse foi um dos.melhores livros que li em minha infância marcou muito pois foi através desse livro que aprendi a arte de ler o primeiro livro que li e hoje dia 29 de janeiro 2019 estou com minha filha que tem apenas 4 anos me lembrei desse livro e graças ao site pude ler essa mesma historia que fazia eu viajar longe construindo de tudo com caixas obrigado a vocês!

Unknown disse...

Eu amo esse livro

Anônimo disse...

Nunca havia tido contato com este livro, apesar de conhecer vários, mas amei a maneira como o pai demonstra ao filho que o ama. Colocando no dia a dia, não apenas por meio do "sim" mas pela brincadeira e simplicidade que tudo acontece, contei a história em uma reunião de pais, para juntos fazermos uma reflexão.

Unknown disse...

Muito linda essa história, não conhecia, mas já amei e quero fazer um trabalho com os pequeninos usando ela. Obrigada!!!

kiel disse...

como ele superou essa dificudade?

Unknown disse...

Gostei tambem muito linda☺️❤

Unknown disse...

Vdd