quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Menina Bonita do Laço de Fita

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.
O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi. Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
­- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos.
E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha. Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia:
- Conselhos da mãe da minha madrinha...

[de Ana Maria Machado, livro, da editora Ática]
ilustração: Claudius]


Meninos e Meninas, eu li:

O livro não carece de apresentações. As ilustrações são lindas, a autora é ótima, o tema urgente. Tudo perfeito. Mas encanta. E isso é o mais importante. Não adianta só estar certinho, tudo correto. Tem que encantar. Tem que ser boa história. Gentil, generosa, gostosa de ouvir e ouvir de  novo. Dar chance de inventar ampliar fazer maior imaginar cantar dançar enfim criar também. Quando ouvi a primeira vez me encantei... que menina mais bonita! Que autora fofa, que ilustração fofa... e lá fui eu comprar o livro... que dei. E comprei outro, dei também. E outro e outro e outro, e todos com o mesmo destino... ! Agora fico esperando uma edição com disquinho e as várias versões da musiquinha.. "Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?" Você tem a sua? Então manda para a gente ouvir! [por Lux]

28 comentários:

Unknown disse...

Adorei encontrar a história da Menina Bonita do Laço de Fita neste blog.Parabéns.

AS GUERREIRAS disse...

adorei encontrar a história da Menina Bonita do Laço de Fita, pois estava precisando muito para desenvolver um projeto na minha escola

J disse...

Ah muito tempo eu li essa historia acho que estava na primeira serie, e gostei muito dela. Venho querendo ler essa historia denovo ja faz tempo. Ainda bem que eu a encontrei aqui.

Anônimo disse...

OI GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA DA MENINA DO LAÇO DE FITA POIS ESTAVA PRECISANDO PARA TRABALHAR PARA A FEIRA DE CULTURA NA MINHA ESCOLA E O TEMA É:A COR DA CULTURA.

Anônimo disse...

OI GOSTEI MUITO DA HISTÓRIA DA MENINA DO LAÇO DE FITA POIS ESTAVA PRECISANDO PARA TRABALHAR PARA A FEIRA DE CULTURA NA MINHA ESCOLA E O TEMA É:A COR DA CULTURA.

Lucinha disse...

ô que beleza... isso é muito gratificante: quando sabemos que o que postamos foi necessário para o navegante! isso estimula a postar mais historias, contos e poemas! bjks em todos!

Marlene , mãe da Lú disse...

Eu adorei a história!Foi uma ótima sugestão da professora Leônia (João de Deus) para ser trabalhada em sala de aula!

marli disse...

amei!!!!!
essa história é maravilhosa!!!!
eu recomendo com tia e professora.

justmay disse...

Me lembro de ter ouvido esta história quando estava na 2ª série... Inesquecível interpretação da professora.

Senti saudades e encontrei aqui no blog. Muito obrigada!! :)

Anônimo disse...

é muito LEGAL essa HISTORIA o atoe ta de parabens

gigi disse...

essa historia e legal o ator ta de parabens nota 10

Anônimo disse...

adorei essa historia muito criativa, vou trbalhar muitas coisas em cima dela com minhas crianças.

Socorro Gonçalves disse...

Gosto muito de Menina Bonita do Laço de Fita,através dessa é possível fazer excelentes trabalhos de leitura e interpretação de texto.É maravilhoso!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Nao gostei muito da historia mas voce tirou 8 mas voce ta mais ou menos de parabens
poque voce nao,inventa uma historia tipo A menina da roupa colorida
chau
beijocas,em todos

Lux disse...

A historia nao é minha, e sim de ANA MARIA MACHADO. E é uma metafora sobre toda a diferença. Abs!

Unknown disse...


eu ja fiz a peça da menina nossa eu tava linda

aline disse...

eu ja fis a menina do laço de fita, to mundo adoro

lucinha disse...

lorena e aline, ficamos felizes que essa história de Ana Maria Machado e tão linda faça sucesso! Obrigado tambem Socorro pelo comentário! mayara, gigi, merinha, mega-chan, guerreiras, os anonimos, marli, enfim... contem, passem pra frente, sejam contadores, narradores, multipliquem a sabedoria das histórias, dos contos, estimulem o ludico e o humano, que é nosso caminho natural1 beijo!

soninha disse...

estou pesquisando sobre a história, pois meu filho de 5 anos está estudando esse conto e cada dia um leva a bonequinha pretinha para casa ele me contou a história, como se lembrava só da parte do coelhinho resolvi pesquisar para saber de toda a história e me apaixonei

Lux disse...

obrigado, soninha, nosso blog é feito para isso mesmo! volte sempre! aproveita e inventa uma musiquinha para a fala do coelhinho... no ritmo que vc achar melhor! é um exercicio e chama seu filho para compor com vc! boa criação! abx!

Unknown disse...

eu amei o texto o autor ta de parabens

Lúcia Ribeiro disse...

Boa noite Lucinha! (Minha chara), também me chamo Lúcia.

Amei seu blog. Parabéns!

Vou leva-lo para o meu blog e indica-lo para os professores da escola onde atuo como Profª Coordenadora.
Visite meu blog. Reticências...
http://lucinharib.blogspot.com
Um gde abraço.

vovó NEGA disse...

adorei enontrar essa istoria vou ontar para minha netinha querida MARIA VALENTINA.bjos.vovó nega

Anônimo disse...

Adoro!!Todo ano leio inicialmente esta história( Menina bonita do laço de fita) para os meus alunos. Creio que contribui para que as crianças se apropriem de valores,como respeito a si próprio e ao outro.

Unknown disse...

Meu deus esse livro e muito interessante

phen375 disse...

I like your article.

Unknown disse...

Gostei dessa istoria

Unknown disse...

Então eu me chamo carla coreira hoje vou num baile de carnaval aqui em São luis do Maranhão tô indo fantasiada da menina bonita do laço de fita 🥰✊🏿👧🏿 eu sou pretinha lindinha como a menina do laço de fita 🥰💜👧🏿