quinta-feira, 4 de junho de 2009

A Árvore Generosa

Era uma vez uma Árvore que amava um menino.
E todos os dias, o menino vinha e juntava as suas folhas. E com elas fazia coroas de rei. E com a Árvore, brincava de rei da floresta. Subia no seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.
e quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz! Mas o tempo passou e o menino cresceu!
Um dia, o menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"
"Estou grande demais para brincar", respondeu o menino. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?"
"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade, então terá o dinheiro e você será feliz!"
E assim o menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora.
E a Árvore ficou feliz!

Mas o menino sumiu por muito tempo... E a Árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz."
"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o menino. "Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos e para isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa", disse a Árvore. "Mas corte os meus galhos, faça a sua casa e seja feliz."
O menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa.
E a Árvore ficou feliz!

O menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "venha brincar!"
"Estou velho para brincar", disse o menino, "e estou também muito triste." "Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
"Corte meu tronco e faça seu barco", disse a Árvore. "Viaje pra longe e seja feliz!"
O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.
E a Árvore ficou feliz, mas não muito!

Muito tempo depois, o menino voltou.
"Desculpe, Menino", disse a Árvore. "não tenho mais nada pra te oferecer. Os frutos já se foram."
"Meus dentes são fracos demais pra frutos", falou o menino.
"Já se foram os galhos para você balançar", disse a Árvore.
"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.
"Não tenho mais tronco pra você subir", disse a a Árvore.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o menino.
"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe ... "
"Já não quero muita coisa", disse o menino, "só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria. "Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar.
Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."
Foi o que o menino fez.
E a Árvore ficou feliz. [de Shel Silvertein, Adaptado por Fernando Sabino,  Editora Cosac Naify]


Meninos e Meninas, eu li:

O texto de a Árvore Generosa está postado aqui, mas vale ter o livro nas mãos e contar para uma criança, para um adulto, para qualquer pessoa. Mostrar as figuras, ver a emoção nos olhos de cada uma. Shel - poeta, compositor, músico e cartunista com uma sensibilidade delicada. Sabino fez a tradução, ritmada como todo bom contador de histórias precisa. Livro de capa dura com ilustração em fundo verde, mas não carecia a foto do autor daquele tamanho no verso, chega a assustar - não pela aparência mas mesmo que fosse da pessoa mais linda do planeta, mesmo assim, naquele tamanho não haveria motivo... não sei o passou pela cabeça do editor quando aprovou aquela quarta capa. Enfim, isso não reduz a história nem as ilustrações. Vale a pena. [por Lux]

50 comentários:

Karine Berbari disse...

Essa história é linda para contar às crianças!

Muitas ficam tocadas e gostam de desenhar o que elas teriam feito com a árvore!

Gostei da postagem da história!

Abraços, Karine.

Profª Elisabet Nascimento disse...

Contei esta história para meus alunos jovens e adultos em sala de aula.Gerou diferentes interpretações como também relacionaram a história com a destruição que os seres humanos vem fazendo com a natureza.

lucinha disse...

Contamos essa história para adultos com boneco - ele é o contador, Beto [da atriz bonequeira Cleise Campos] e ele conta de uma forma delicada. Tambem ja contei para crianças com o livro porque acho as ilustraçoes simples e belas. A historia tem essa face ambiental, mas tambem uma face do que é a felicidade realmente, e o que é o amor. A árvore se dá toda até o fim, na esperança que o menino seja feliz. Este gula/consumo ou cegueira/ilusão, nunca será. Mais do que o que está fora, a historia fala da nossa condição humana, nossa busca pela felicidade e do amor incondicional. Obrigado pelos comentário, adorei! =)

Regina disse...

Oi , adorei o blog muito rico , vale a pena seguir. dou muito valor no crescimento nosso "total" , humano, psicólogico , espiritul e cultural....
Parabéns!!
voltarei outras vezes.
bjs

Unknown disse...

legal

Líliam Santos disse...

Será que vocês não percebem? A árvore é uma mãe e o menino é seu filho. De forma figurada o autor nos mostra o que é uma mãe e o que é, teoricamente, um filho. Ponham-se a pensar!

Virginia RACCO disse...

Concordo com vc Lilian, mas temos que ter cuidado no, como falar. Às vezes, além de magoar as pessoas, podemos inibí-las de expressar suas próprias interpretações e conceitos. Na minha opinião cada um tem direito de colocar o que sente. E que não existe uma verdade absoluta. Nem mesmo para o próprio autor que pode agregar novos conceitos à sua ideia inicial. Desculpe, mas é simplesmente minha opinião. Realmente é incrível como nos damos por inteiro aos nossos filhos, nos consumimos e quase nem percebemos. Entramos no automático. Mas o interessante é que mesmo assim, ou por isso mesmo, conseguimos ser felizes. E, nesse caso, de uma forma ou de outra, por amor ou interesse, houve o retorno, e isso alegrava a "árvore". Pra mim fica a reflexão: Até que ponto devemos nos entregar?...

Ro... disse...

Sim, mil analogias podem ser estruturadas a partir de uma simples poesia. O texto é rico, não podemos limitá-lo. Eu mesma já o utilizei em situações diversas, faixas etárias diversas e com técnicas diversas...e não me canso de ser presenteada com o sabor desta obra.

Kátia. disse...

Vai contribuir com um projeto para o segundo ano. Obrigada.

Unknown disse...

Meu nome e Eduardo que linda história minha esposa ha tinha comentou sobre essa história e hoje pode ler amei e quem saber um dia irei ler pra meu filho e seu filho espero que sim .

Unknown disse...

este livro moastra como as vezes samos egouista

Unknown disse...

Ouvi esta história em uma formação de educadores na instituição a qual faço parte. O tema:generosidade,o que podemos e temos a oferecer a nossos alunos.
Estou passando por um dilema familiar com filhos, e logo,brotou em mim a maternidade,o ser mãe...muito forte e acionou infinitos "botões"em mim.
Não sei o que representou aos demais,mas tem algumas mensagens ocultas,basta que detectemos no que toca no momento em que ouvimos,não necessariamente o contexto em que está inserido,e também para o público direcionado.
Sou imensamente grata por mais esta joia no baú do conhecimento!

Unknown disse...

nossa :/

Unknown disse...

Vejo como exemplo as mães, pois Norma Bates, da série Bates Motel conta essa hustoria em uma cena

Unknown disse...

A hintoria é divertida muito legal

Unknown disse...

Eu quero saber o relato

Anônimo disse...



Amei a historia fiquei emocionada irei contar amanhã mesmo para os meus alu
nos.

Unknown disse...

Que lindo texto 😍😍😍👏👏👏

Unknown disse...

Linda história,trás consigo uma ótima reflexão, do mundo em que estamos ...

Anônimo disse...

Muito bom amei ������

Unknown disse...

Rica história! Vou trabalhar ela em forma de teatro.

Unknown disse...

Li muito para meus filhos e sempre dou de presente para pessoas sensíveis. Adoro esta poesia

Anônimo disse...

ÚjdhduuéuwhbbaJajhjďjdjdjjdjjjhßjhueueuéuddhďhhhhhďuuuuueuuuuusuuuuuuusuuuuuuduuuuudeerrrrjdddddúuuuuuduu7uuud
Hgygfty6gytyfybfu

Anônimo disse...

Não há apenas essa possibilidade de interpretação, Liliam. Essa é apenas sua forma de interpretar, que não invalida as demais formas.

Unknown disse...

Maravilhosa a história 👏👏👏👏 parabéns nota 10

Anônimo disse...

Vejo no texto , de um lado uma intensa generosidade e do outro um enorme egoísmo. No meu ponto de vista representa qualquer relacionamento onde existe um amor incondicional, uma entrega profunda e de outro uma exploração sem limite.

Amanda Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Texto maravilhoso eu gostei tanto que tirei uma cópia

Amei parabens
👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Todas as vezes que leio essa história me encanto mais. Parabéns pela partilha

Unknown disse...

Lindo minha filha amou 😘😘😘😍

Unknown disse...

Acho que está árvore representa uma MÃE, que faz tudo pelo filho,sem exigir nada em troca. E assim...fica eternamente feliz!!!!!!!

Unknown disse...

ADOREI MUITO TEXTO LINDOOOOOO

Unknown disse...

Tenho essa história há dez anos, todas as vezes q faço a leitura, o sentimento é diferente. Mas depois de uma decepção amorosa onde seu comentário serve como o luva, mais uma versão tenho da história.

Unknown disse...

A Árvore pode ser uma mãe, uma esposa, qualquer pessoa. Que se dedicou intensamente e era feliz com migalhas de sentimentos que o menino deu. Eu gostaria que no final o menino agora já idoso tivesse o reconhecimento da generosidade da Árvore. E De alguma forma a árvore voltasse a Vida de forma esplendorosa.

Unknown disse...

Ouvi essa história quando eu era criança. Ela foi contada pela minha professora em sala de aula e desde então, essa história nunca saiu da minha cabeça. Hoje, aos 21 anos, fiquei com vontade de ouvir essa história novamente e fiquei muito feliz de achar ela aqui.

Unknown disse...

Texto maravilhoso. Nós permite observar o que é a concepção de felicidade para as pessoas. Para a árvore servir ao menino lhe causa tamanha felicidade, mas ao menino a insatisfação pelo o que já tinha o tornou egoísta.

Unknown disse...

Vygthfgfuhvf

Unknown disse...

Maravilha é o téu cu 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Unknown disse...

gostei muito dessa história ♡♡♡♡

Unknown disse...

Gostei parabéns 👏👏👏🌹🌹🌹

Unknown disse...

Sou professora dos anos iniciais e essa história me encantou e foi impossivel guarda-la só pra mim, porém contei para meus alunos que tiveram a sensibilidade e interpretações diferenciadas, incrível super recomendo.🥰🥰

Anônimo disse...

Sempre amei esse texto!

Sandra disse...

Sempre amei esse texto!

Unknown disse...

Aí quê lindo 😼

Unknown disse...

Haaa nossa senhora quê lindo 😍

Unknown disse...

Adorei 👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Eu amo esse livro 😍

Unknown disse...

Ta lindo

Anônimo disse...

Lindo texto

Anônimo disse...

Gostei muito do livro e muito bom em sina várias coisas sobre a vida