![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJK0N9olVIgr5Pg0MuMlKv29NkOl6XfhZTbVSOcufoL94PermM7baBYSBBWwQwQpt10WpoQBcmXVCne2yTYSX9KJzuNikT9JZew1vrWPvlnbbAYCCAPhT3fXjISz0Xstq0TkRN6rtWZq9a/s200/leao_elefante.gif)
Satisfeito, o Leão continuou pela floresta e perguntou ao papagaio: "Currupaco, papagaio. Quem é, segundo seu conceito, o Senhor da Floresta, não é o Leão?" E como aos papagaios não é dado o dom de improvisar, mas apenas o de repetir, lá repetiu o papagaio: "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".
Cheio de si, prosseguiu o Leão pela floresta em busca de novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: "Coruja, não sou eu o maioral da mata?" "Sim, és tu", disse a coruja. Mas disse de sábia, não de crente. E lá se foi o Leão, mais firme no passo, mais alto de cabeça. Encontrou o tigre. "Tigre, - disse em voz de estentor -eu sou o rei da floresta. Certo?" O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: "Sim". E rugiu ainda mais mal humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o Leão encontrou o elefante. Perguntou: "Elefante, quem manda na floresta, quem é Rei, Imperador, Presidente da República, dono e senhor de árvores e de seres, dentro da mata?" O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar, atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu no chão, tonto e ensangüentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou: "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado".
MORAL: CADA UM TIRA DOS ACONTECIMENTOS A CONCLUSÃO QUE BEM ENTENDE.
[Millôr Fernandes, O Rei dos Animais - do livro "Fábulas Fabulosas", editado por José Álvaro - Rio de Janeiro, 1964.
ilustração: marcello araújo]
> para Paulo Carvalho e família!
3 comentários:
Tá cheio de leão por aí precisando de um elefante de peso. e de simancol.
E obrigado pela história. Muito boa.
num é? hahaahah! Millor otimo como sempre e acertando na mosca..o ou no leao... :)
Postar um comentário