segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Uma parábola de Natal


Luzes de Natal, em Petrópolis, fotografia: Lux

Papai Noel, como sabemos, existe há muito tempo. E é uma figura universal: ele vai aos mais longíquos lugares, sempre disposto a ouvir os pedidos das crianças e, quando possível, atendê-los. Foi assim que um dia o bom velhinho se viu naquela longíqua e perturbada região do mundo conhecida como Oriente Médio. E lá, perto de uma aldeia, encontrou um menino que brincava. Sem demora, dirigiu-se a ele:
- Meu filho, sou o Papai Noel. Tiveste sorte: já que te encontrei, estou disposto a satisfazer um desejo teu. Diz-me, portanto, o que queres.
O menino não respondeu: fitava-o, em silêncio. Perturbado, o Papai Noel insistiu:
- Vamos lá, diz o que desejas. Para outros, faço restrições, mas a ti estou disposto a fazer concessões especiais. O que queres? Brinquedos? Mesa farta? Quem sabe uma casa nova para ti e teus pais?
- De que adianta a alguém - replicou o menino - ganhar o mundo inteiro, se perde a si mesmo?
A resposta deixou o Papai Noel perturbado. Esperava uma lista comprida de pedidos, não uma ponderação como a que acabava de ouvir. Mas não podia perder a compostura: afinal, era uma figura pública. Optou por ignorar as palavras do menino. Apontando-lhe a roupa modesta, propôs:
- Que tal um traje novo? Heim? Que me dizes? Posso te arranjar um de excelente tecido.
- Observa - disse o jovem - os lírios do campo, que não fiam nem tecem. E contudo, eu te digo: nem mesmo o rei Salomão, com toda sua pompa, se vestiu como um deles.
A esta altura, Papai Noel estava francamente perplexo - e alarmado:
- Escuta, esta tua atitude não leva a nada. Deste jeito, nunca conseguirás coisa alguma. Serás pobre, passarás fome...
- Bem aventurados os pobres - exclamou o menino -, porque deles é o reino de Deus. Bem-aventurados os que têm fome, porque serão saciados.
Com o que Papai Noel resolveu desistir e ir embora. Ali nada tinha a fazer. Era mesmo um menino muito estranho, aquele Jesus de Nazaré.


(conto de Moacyr Scliar, no livro Mamãe não dorme enquanto eu não chegar)